Saiba onde, quando e como pegar Cartão Múltiplo de graça, nova forma de acesso ao Metrô do Recife
31/03/2025
(Foto: Reprodução) Prazo para se cadastrar e trocar o Cartão Unitário termina no dia 1º de maio. Novo sistema de bilhetagem começa a valer a partir de 1º de junho. Confira as mudanças no sistema de bilhetagem do Metrô do Recife
O sistema de bilhetagem do Metrô do Recife não aceitará mais o Cartão Unitário a partir de 1º de junho (veja vídeo acima). O novo método de pagamento é o Cartão Múltiplo, que pode ser adquirido gratuitamente nos postos de troca que ficam nas Estações Recife e Cajueiro Seco, a partir desta segunda-feira (31).
Para fazer o cadastro para adquirir o novo cartão, os passageiros do Metrô do Recife devem procurar esses dois postos levando CPF e um documento com foto, de segunda a sexta, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 12h.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o novo cartão permite a recarga de valores de até R$ 600, sem prazo de validade para os créditos.
"Esse bilhete antigo já está desgastado. Os novos validadores já estão sendo implantados, e essa transição de 60 dias permitirá que todos façam o cadastro com tranquilidade", afirmou o gerente de comunicação e marketing da CBTU Recife, Salvino Gomes.
Os passageiros podem transferir os créditos do Cartão Unitário para o Cartão Múltiplo, segundo a CBTU. "Se você tem 10 cartões unitários, por exemplo, pode trazê-los até a estação, e o valor será transferido para o novo cartão", disse Salvino Gomes.
Passageiros podem se cadastrar gratuitamente nos postos de atendimento até 31 de maio
Joab Alves/TV Globo
É possível realizar o cadastro até o dia 31 de maio. Após essa data, o Cartão Unitário não será mais aceito nas estações do metrô. O primeiro Cartão Múltiplo é gratuito, mas a emissão da segunda via custa R$ 2 mais o valor da passagem.
A CBTU informou que, além do Cartão Múltiplo, planeja implementar, em data ainda não definida, novas formas de pagamento, como QR Code e cartões de crédito, para facilitar o acesso ao Metrô do Recife.
A mudança o sistema de bilhetagem do metrô não afeta os passageiros do Cartão VEM, que podem continuar utilizando normalmente o cartão nas modalidades Trabalhador, Estudante, Comum e Acesso Livre, ainda segundo a CBTU.
Novo Cartão Múltiplo substituirá o Cartão Unitário a partir de junho
Joab Alves/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias