Influenciador que levou jiboia para shopping é autuado em flagrante por injúria, ameaça e 'ocorrência contra o meio ambiente'
03/04/2025
(Foto: Reprodução) Natanael Cat foi retirado do local após argumentar que o shopping, por ser pet friendly, permitiria qualquer tipo de animal. Shopping, por sua vez, alegou que entrada de animais silvestres é proibida por lei. Influenciador leva jiboia para shopping e se envolve em confusão com seguranças
A Polícia Civil autuou em flagrante o influenciador digital Natanael Cat, que levou uma cobra de estimação para o Shopping Recife se envolveu numa confusão com seguranças, na quarta-feira (2), em Boa Viagem, na Zona Sul. De acordo com a corporação, ele foi detido pela Polícia Militar (PM) e vai responder por injúria, ameaça e "ocorrência contra o meio ambiente".
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
O influenciador publicou no Instagram o vídeo em que é retirado pelos seguranças junto com a cobra Penélope, uma Jiboia-constritora de porte pequeno (veja vídeo acima).
Na publicação, ele afirma que o shopping, por ser pet friendly, deveria aceitar a entrada do animal silvestre — o que é proibido por lei estadual e pelas normas de acesso e convivência do local (saiba mais abaixo).
Natanael Cat, que tem 30 anos, também afirmou que foi agredido e que foi à Delegacia de Boa Viagem para registrar um boletim de ocorrência sobre o caso. Entretanto, segundo a Polícia Civil, ele foi detido pela PM e autuado em flagrante.
Na delegacia, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A Polícia Civil também disse que "o fato será apurado até a completa elucidação do ocorrido".
Penélope barrada
Procurado pelo g1, o Shopping Recife informou que tem uma série de regras de acesso e convivência e se baseia numa lei estadual de 2012, que proíbe a permanência de animais silvestres, selvagens ou exóticos em praças, parques e espaços urbanos do local.
Uma das regras de acesso de animais diz o seguinte:
"É vedada a entrada de: cobras, lagartos e demais répteis, macacos, felinos de grande porte, cavalos, pôneis e quaisquer animais equestres, bovinos, bem como animais silvestres e exóticos em geral".
O shopping também afirmou que a equipe de segurança do centro de compras "orientou o mesmo a sair do espaço para bem-estar e segurança de todos" e que "está à disposição dos órgãos competentes para quaisquer esclarecimentos".
A cobra
Influenciador com cobra dentro de shopping no Recife
Reprodução/Instagram
Penélope é uma Jiboia-constritora de porte pequeno. O biólogo e professor de ciências Carlos Matos, entrevistado pelo g1, afirmou que essa espécie é comum em toda a América do Sul, com variação de tonalidades, e não é venenosa.
Carlos Matos também disse que não é adequado levar uma cobra ao shopping, já que é um lugar frio e isso pode interferir no bem-estar do animal. Ele explicou que répteis desse tipo gostam de ficar no sol para se aquecer e aumentar o metabolismo, e usam o calor para ativar a circulação, produzir hormônios e ajudar na digestão.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias